Usinagem

Os processos de usinagem são muito presentes na indústria em geral, principalmente na metalmecânica. A usinagem é um processo de fabricação que tem como princípio remover material através do contato entre a ferramenta e a peça. Esse contato gera aparas de material que são conhecidas como cavaco, caracterizadas por apresentar formato irregular. Uma característica importante, é que a dureza e a resistência do material da ferramenta devem ser superiores ao material da peça, normalmente as ferramentas são construídas em “metal duro” e podem ser revestidas com nitreto de titânio.

A usinagem consiste, basicamente, em moldar o material utilizando vários tipos de máquinas e processos, como o torno, a fresadora e a furadeira (de coluna ou de bancada). Além disso, comumente, a usinagem é utilizada por diversos segmentos da indústria, especialmente em áreas onde são necessárias peças com maior precisão. Os principais materiais usados no processo de usinagem são o aço, cobre, plástico, latão, alumínio e madeira, isso porque com a tecnologia atual é possível usinar praticamente qualquer tipo de matéria prima.

Principais Processos de Usinagem

Torneamento

O torneamento, processo mais comum de ser utilizado, é destinado para se obter superfícies de revolução. Nesse tipo de operação a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta desempenha movimento de translação, desbastando o material.

Furação

Indica o processo que tem como objetivo realizar furos nas peças através de uma furadeira conectada a uma broca. Sabe-se que grande parte das peças usinadas passam pela técnica de furação. 

Fresamento

O fresamento apresenta algumas vantagens, como a variedade de superfícies e forma que podem ser geradas, além da qualidade do acabamento e da grande remoção do cavaco. Além disso, o processo é voltado para a produção de engrenagens e coroas e por esse motivo na fresa a ferramenta corre de forma giratória. 

Aplainamento

O procedimento do aplainamento, como o próprio nome sugere, é utilizado para gerar superfícies planas. Dessa forma, a peça que se deseja realizar a operação permanece parada enquanto a ferramenta de corte se desloca linearmente sobre ela, fazendo a retirada de material extra. 

Brochamento

O brochamento é um procedimento utilizado para a modificações em furos vazados de peças, a ferramenta faz um movimento de translação, enquanto a peça fica imóvel. No entanto, existem alguns casos específicos em que um movimento rotativo relativo pode existir entre ferramenta e peça. 

O movimento de corte é linear e a ferramenta possui dentes múltiplos que gradativamente apresentam acréscimo de altura ao longo do curso do processo. Já o acabamento de tal processo é muito bom, porém é muito caro devido ao custo da ferramenta que é fabricada exclusivamente para cada uma das aplicações desejadas. 

Mandrilamento

O mandrilhamento é um processo mecânico que tem como objetivo obter superfícies de revolução, aumentando o diâmetro de pré-furos, isso porque consegue atingir estreitas tolerâncias e melhorar a qualidade da superfície. 

A máquina mandriladora é muito versátil, o que causa uma grande vantagem a economia de tempo no processo de usinagem, pois pode ser empregada em várias etapas do procedimento. Visto que, podem ser realizados diferentes tipos de operações como o rosqueamento, a furação, a fresagem, além do próprio mandrilamento.

Ficou interessado(a)? Gostaria saber mais sobre processos de usinagem e sobre os serviços da OTMZA? Entra em contato com a gente!