Com a demanda cada vez maior no comércio, as fábricas se veem obrigadas a produzir cada vez mais e mais rápido para atender as necessidades da população. Com isso, surgem problemas como a falta de tempo viável para a produção. Pensando nisso, para reduzir gastos e agilizar o processo de fabricação, muitos desses processos passaram a ser automatizados, ou seja, mão de obra substituída por máquinas.
Um exemplo disso é o fordismo, que surgiu com o intuito de sistematizar a produção em massa, capaz de reduzir o tempo de produção e custo de seus produtos, sendo este um dos benefícios da automatização de processos. Isso acabou gerando não somente o crescimento da indústria automobilística, mas também de outros setores como na construção de novas rodovias, visto que os automóveis começaram a ser consumidos por uma parte considerável da população.
Trazemos aqui alguns motivos para automatizar o seu processo de fabricação
- Tempo é dinheiro: com a automatização dos processos, as fábricas foram capazes de aumentar os lucros diminuindo o tempo de fabricação e gastos com mão de obra, como por exemplo a indústria têxtil. Antigamente, os cortes eram feitos manualmente, precisando de mão de obra especializada e desacelerando o processo, tornando a vestimenta mais cara e alcançando uma porcentagem menor de clientes. Com a aplicação de máquinas, o processo ficou mais rápido e barato, popularizando esses produtos para um público em geral e garantindo maior lucro.
- Melhoria na qualidade dos produtos: Máquinas possuem um benefício que humanos não tem: realizar trabalhos repetitivos garantindo a padronização estabelecida. A redução de produtos com defeitos é um dos maiores benefícios da automatização, garantindo não somente uma melhor qualidade ao cliente, mas também diminuindo gastos com produtos que não serão aproveitados para o comércio.
- Segurança e realocação de funcionários: além dos pontos citados acima, ainda existe o benefício de garantir segurança e conforto aos funcionários, uma vez que não precisam realizar trabalhos repetitivos, cansativos e que podem prejudicar a saúde, sendo realocados para supervisão e operação de máquinas.
- Economia com mão de obra: com o desenvolvimento da sociedade, a mão de obra tem ficado cada vez mais cara e difícil de encontrar, pois para muitas funções é necessário ter conhecimento e experiência. Investir em uma máquina pode ter um valor elevado inicialmente, mas, ao longo do tempo, o investimento se torna menor do que os gastos com funcionários, além de produzir em maior escala do que humanos.
- Competitividade: a agilidade na entrega do pedido aos clientes oferece vantagem sobre os concorrentes, uma vez que o consumidor sempre irá preferir o fabricante que entrega produtos de qualidade, com baixo custo e de forma rápida.
Além de todos esses benefícios, a automação também é uma grande aliada da indústria alimentícia, pois, com o uso de processos automatizados, os humanos acabam diminuindo o contato direto com os alimentos. Isso reduz consideravelmente os riscos de contaminação, promove um ambiente mais higiênico e garante maior credibilidade ao fabricante por evitar transtornos sanitários.
Na OTMZA realizamos desenvolvimento de produto – maiores informações nesse link aqui – dos mais variados tipos e contamos com a parceria de empresas júniores de diversas áreas da engenharia, como alimentos e automação por exemplo. Entre em contato com a gente para analisar a melhor solução para a sua empresa.