Se você não está inserido na área, dificilmente deve ter escutado falar dos métodos de otimização estrutural. De uma forma geral, essa técnica de otimização de estruturas ou um componente utilizando como resposta, por exemplo, redução de material, aumento de rigidez, mudança de forma ou outro critério. Assim, essa técnica une métodos numéricos de análise estrutural com formulações matemáticas visando uma utilização mais racional para o produto, com a finalidade de um uso mais inteligente dos recursos disponíveis, mas também uma redução dos custos monetários.
Mas quais tipos de otimização de estruturas existem?
Em suma, existem quatro tipos utilizados com mais frequência dentro da engenharia, que variam conforme a finalidade de cada projeto:
Topológica: retira material que não teria função estrutural significativa para a atividade fim do produto.
Topográfica: trabalha na alteração do relevo da peça visando aumentar a rigidez.
De forma: como o próprio nome já diz, promove a melhoria estrutural mudando a forma de regiões previamente especificadas.
De tamanho: altera dimensões já existentes do componente visando um uso mais racional.
Analisando de cima para baixo: otimização estrutural de tamanho, de forma e topológica
Entretanto, a utilização das técnicas listadas acima não está restrita a aplicação de cada uma individualmente. Dessa forma, as mesmas podem trabalhar em conjunto de acordo com o objetivo final.
Software
Atualmente, a engenharia conta com softwares modernos e eficientes de análise e otimização estrutural, cujas funcionalidades, conforme os avanços tecnológicos dos processadores, se tornaram capazes de realizar grandes simulações em tempo reduzido. Os softwares se tornaram visuais e intuitivos, o que auxilia a comunicação entre pessoa e máquina. Entretanto, deve-se ressaltar que ele é feito para engenheiros que possuem embasamento teórico nas áreas estruturais e de otimização. Assim, os resultados retornados pelos softwares, quando analisados por pessoas pouco capacitadas tecnicamente, podem conter não só análises e conclusões que não condizem com a realidade, como também produtos finais que não atendem as expectativas.
Assim, para realizar projetos de otimização estrutural na OTMZA, trabalhamos com o software licenciado HyperWorks da Altair, o mesmo software de simulação usado por empresas como BMW, Airbus, Daimler, Fiat, Scania e Renault.