O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Conheça neste texto, então, um pouco mais sobre o planejamento estratégico.
Do que se trata o planejamento estratégico?
É o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar os objetivos pretendidos dentro da organização. Desde o início na análise da empresa até a realização efetiva das propostas.
É essencial para as empresas, independente do tamanho e segmento de atuação, ter um planejamento estratégico bem definido, pois assim se tem uma visão ampla e clara da empresa, sua identidade e objetivos. Além da boa visão interna, se consegue saber bastante sobre o meio em que a organização se encontra e pode-se assim, construir estratégias que garantam vantagens com relação à concorrência.
Com um planejamento estratégico bem estruturado a equipe pode traçar ações assertivas e precisas conforme as necessidades, economizando assim tempo e recursos.
Como fazer o planejamento estratégico?
1. Conheça o ambiente
O primeiro passo do planejamento é analisar o meio em que a empresa se encontra e assim poder determinar as forças (vantagens que a empresa possui, diferenciais competitivos, aptidões mais fortes do negócio), fraquezas (pontos que podem prejudicar e/ou interferir negativamente) do ambiente interno, as oportunidades (forças externas que impactam positivamente) e ameaças (forças externas que impactam negativamente) do ambiente externo. Esse método é conhecido como matriz SWOT:
2. Determine a missão, visão e valores
A identidade e o posicionamento da organização servirão como base para definição de comportamentos, e devem deixar muito claro qual o caminho a ser seguido, e onde a empresa pretende chegar. Tudo isso é definido por três fatores:
Missão: É o propósito pelo qual a empresa existe. Todas as definições estratégicas devem estar alinhadas com a missão;
Visão: É onde a empresa quer chegar e o que ela deseja ser no futuro. Ela determinará os objetivos do planejamento estratégico;
Valores: São os princípios que regem as ações e o comportamento de todos os colaboradores da empresa, desde funcionários até lideranças.
3. Estabeleça metas e indicadores
Deve-se então, definir as metas nos diferentes níveis da organização a serem conquistadas para cumprimento dos respectivos objetivos estratégicos. Sempre se tendo em mente definir metas lógicas e possíveis de serem alcançadas.
Os indicadores são definições que permitirão o monitoramento das metas. A escolha dos indicadores-chave deve estar alinhada com o que se pretende avaliar, por exemplo, se a empresa tem uma meta de alcançar um determinado valor de lucro, um dos indicadores a serem monitorados é o progresso de lucro.
4. Estabeleça um plano de ação
Conhecendo bem as metas e objetivos que a organização deseja alcançar, podemos começar a traçar as ações que devem ser realizadas para chegar ao resultado esperado pela mesma. Para estabelecer os planos de ação é importante definir uma priorização dos objetivos e utilizar de ferramentas que irão viabilizar as conquistas desejadas. Um bom método para isso é a matriz 5W2H, que consiste em responder sete perguntas pra traçar as ações, que estão listadas na imagem abaixo:
5. Acompanhamento
Com todo o planejamento pronto e com os planos sendo colocados em prática, é preciso avaliar a execução e progresso dos planos de ação. Ter acompanhamentos constantes é essencial para detectar falhas ou possíveis desvios e corrigi-los o mais rápido possível, sempre tendo em mente que os planos originais são mutáveis e flexíveis, podendo ser alterados conforme o andamento do projeto.
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